sexta-feira, 25 de junho de 2010

Um virar de página

Desde Setembro de 2002, quando entrei para a faculdade que enquanto esperava que viesse o segundo autocarro para me levar para casa, na paragem de ligação que era terrível, ao frio e à chuva, eu pensava "Estou mortinha para acabar de tirar a carta, nunca mais me apanham aqui!"

E foi assim até Dezembro de 2002, altura em que fiquei com a carta e nunca mais andei de transportes públicos exceptuando os dias em que o rei faz anos e me dava jeito (como na noite de s.joão, ir para a baixa de metro).

Mas a vida dá muitas voltas... e mais de 7 anos depois comecei a ter de pesar outros factores que não o meu conforto (quem me conhece sabe que por mim vai-se sempre de carro para algum sítio, qual "a pé" qual quê!).

E juntaram-se os seguintes:
- estação de metro a 5 minutos a pé de minha casa (até tem parque de carros grátis, até podia ir de carro, mas não sou assim TÃO exagerada)
- trânsito de entrada no porto inconstante (tanto demorava 30 minutos de casa ao trabalho como 1h30 minutos)
- custo da gasolina (neste momento cerca de 120 euros por mês)
- custo do parque de estacionamento junto ao trabalho (42,50 euros por mês)
- possíveis custos de SCUT (ninguém sabe ainda bem quanto)

Resolvi que estava na altura de dar uma chance aos...

txan txan txan

Transportes Públicos

Até agora não tinha tentado porque os cálculos de itinerário me diziam que a estação de metro mais perto do trabalho ficava a 20 minutos a pé do mesmo... a andar bem... e a subir e a descer... 
Mas um colega meu abriu-me os olhinhos!!! Metro até à Casa da Música e um de 4 autocarros até à paragem que fica a 5 minutos a pé do trabalho!
10 minutos a pé no total!

Lá estive a investigar e hoje, dia descansadinho, experimentei finalmente!!!
Levantei-me às 7h (depois do N me estar a tentar chutar da cama desde as 6h30... preciso de um tempo de mentalização para me levantar, que é que querem?) e comecei logo bem... perdi o metro que queria apanhar (7h59) e só apanhei o seguinte (8h18)... que para quem entra às 9h no centro do Porto fica um bocadinho mais difícil... A estação ao pé de minha casa é o início da linha por isso os metros saem MESMO à horinha... eram 8h18 e o metro a partir... comigo lá dentro sentadinha e descansadinha...

Cheguei à casa da música pelas 8h50... noutro pequeno precalço saio da estação do lado errado da rua... toca de atravessas a Av. da França para ir para a paragem do autocarro... chego à paragem (depois de andar a ler as placas todas para descobrir a paragem certa) pelas 8h55. Foi o tempo de ler que era a paragem certa e chega um dos meus autocarros (qualquer um dos 4 daquela paragem servia).

Entro, marco o Andante (alguém me sabe dizer se desconta outra vez ou não? não consegui ler) e o autocarro arranca logo a seguir... cheguei à minha paragem às 09h04 e marquei entrada no trabalho às 09h08.
Impecável.

Assinatura Z4 (que abrange metro e autocarro): 37 euros e qualquer coisa...
Hoje já vou comprar o andante gold e a assinatura para Julho. Teria de pagar o mês de Julho do parque até ao final do mês de Junho, por isso tinha de decidir já já ...
E lá vou ter de passar a ser certinha ao acordar... coitado do N... :P (qualquer dia empurra-me da cama abaixo...).

Só é pena enjoar... seria um tempinho tão bom para ir a ler... qualquer dia arrisco!

3 comentários:

  1. Tens de tentar. No metro até se consegue ler razoavelmente bem, porque o balanço à partida não incomoda muito... Experimenta e depois já não vais dispensar os teus minutos de leitura diária. E a grande vantagem é que quem anda de metro nem sabe o que é trânsito... :)

    ResponderEliminar
  2. Mts parabéns pela decisão!
    Qt ao expulsar da cama, cnc é igual, e eu q sempre pensei q os rapazes é q era preguiçosos ;p

    ResponderEliminar
  3. Desconta outra vez se tiver passado o tempo-limite (1h para z2, mas acho que é mais se for mais que z2) ou se tiver passado a zona-limite.

    ResponderEliminar